quinta-feira, 30 de abril de 2015

PIBID-FIS 2014

                                 

PIBID, o que é?

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência



O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.


Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
(Leia mais no site da Capes)

PIBID Licenciatura em Física
O PIBID Licenciatura em Física do Ibilce/Unesp teve início em março de 2013 com um subprojeto coordenado pelo Prof. Dr. Júlio, com a participação de cinco alunos bolsistas do Ibilce que atuaram junto com a Escola Estadual Monsenhor Gonçalves, sob a supervisão do Prof. João Paulo Cury Bergamim. Neste subprojeto, participaram os seguintes alunos e alunas: Giovana Letícia Mosinahti, Jefferson Felipe Candido Perez, Josy Ane Afonso Carraro Gonçales, Leonardo Capobianco Andrade, e Vítor Magalhães. Após o processo de seleção, dos novos bolsistas, todos estes bolsistas, por iniciativa própria, optaram por continuar no atual subprojeto, que tem duração de quatro anos.

Este subprojeto é parte de um projeto maior do PIBID-UNESP, um dos maiores projetos PIBID em nível nacional.


Em 2014, este subprojeto que conta com a coordendenação do Prof. Dr. Eloi Feitosa, foi estendido para a Escola Prof. José Felício Miziara, onde conta com a supervisão do Prof. Ricardo, e a participação de total de doze alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Física, dos quais seis atuam na Escola Monsenhor Gonçalves e seis na Escola Prof. José Felício Miziara.
O nosso subprojeto conta também com a importante participação dos professores colaboradores: Profa. Dra. Rosemara P. Lopes (UFG) e do Prof. Eder Marques (Escola Miziara).

Objetivos:
O nosso objetivo geral é desenvolver, de forma compartilhada e colaborativa, atividades de formação inicial dos licenciandos em Física e na formação continuada dos professores Física da Educação Básica, bem como influir de forma positiva na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos da escola.

Equipe:


Coordenador: 

  • Eloi Feitosa
Supervisores:
  • João Paulo Cury Bergamim
  • Ricardo Viana
Alunos na Escola Miziara:
  • Gabriel de Souza Yamamoto
  • Jefferson Felipe Candido Perez
  • Laís Petrocelli Calça
  • Rafaela Lisandra Bertolo
  • Victor Cerezini de Freita
  • Warley Ávila
Alunos na Escola Monselhor:
  • Dyegho Mota Bianche
  • Isabela Brunozi de Oliveira
  • Kael Augusto Botine
  • Ludmila Teresa Rodrigues Santos
  • Otavio Augusto de Melo Queiroz
  • Rafaela Lisandra Bertolo
Colaboradores:
  • Profa. Rosemara Perpétua Lopes (UFG)
logo pibid
Para ensinar Física basta o professor ter um bom conhecimento sobre o assunto? Basta adotar um bom livro didático? Isso garante um bom aproveitamento de aprendizagem pelo aluno?
Sabemos que a Física, assim como a Matemática, são disciplinas difíceis de ensinar e aprender.
O problema de o aluno entender conceitos de Física pode estar na Matemática. A Física e a Matemática andam lado-a-lado. A Física explica muitos dos fenômenos naturais que nos rodeiam. Por exemplo, por que as frutas caem das árvores, mas a Lua não. Vamos entender esses fenômenos? Vamos aprender Física?!

Afinal, o que é Física? 
Assista ao vídeo abaixo e discuta com a sua equipe.





Temas para discussão:

O teorema de Pitágoras na Física
O teorema de Pitágoras desempenha importante papel na Física, por exemplo, para medir comprimento de longas distâncias. Dê outros exemplos de aplicação do teorema de Pitágoras.
Este exemplo mostra que a Matemática está fortemente presente na Física!


Vídeos para assistir, discutir, refletir e ... atuar!

Como resolver problemas de Física?