PIBID, o que é?
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
O
Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da
formação de professores para a educação básica.
O
programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de
projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições
de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os
projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das
escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para
que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de
um docente da licenciatura e de um professor da escola.
(Leia mais no site da Capes)
PIBID Licenciatura em Física
O
PIBID Licenciatura em Física do Ibilce/Unesp teve início em março de 2013 com um subprojeto
coordenado pelo Prof. Dr. Júlio, com a participação de cinco
alunos bolsistas do Ibilce que atuaram junto com a Escola Estadual Monsenhor Gonçalves,
sob a supervisão do Prof. João Paulo Cury Bergamim. Neste subprojeto, participaram os seguintes alunos e alunas: Giovana
Letícia Mosinahti, Jefferson
Felipe Candido Perez, Josy
Ane Afonso Carraro Gonçales, Leonardo
Capobianco Andrade, e Vítor
Magalhães. Após o processo de seleção, dos novos bolsistas, todos estes bolsistas, por iniciativa própria, optaram por continuar no atual subprojeto, que tem duração de quatro anos.
Este
subprojeto é parte de um projeto maior do PIBID-UNESP, um dos
maiores projetos PIBID em nível nacional.
Em
2014, este subprojeto que conta com a coordendenação do Prof. Dr. Eloi Feitosa, foi estendido para a Escola Prof. José Felício Miziara, onde conta com a
supervisão do Prof. Ricardo, e a participação de total de doze
alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Física, dos quais seis
atuam na Escola Monsenhor Gonçalves e seis na Escola Prof. José Felício Miziara.
O nosso subprojeto conta também com a importante participação dos professores colaboradores: Profa. Dra. Rosemara P. Lopes (UFG) e do Prof. Eder Marques (Escola Miziara).
Objetivos:
O nosso objetivo geral é desenvolver, de forma compartilhada e colaborativa, atividades de formação inicial dos licenciandos em Física e na formação continuada dos professores Física da Educação Básica, bem como influir de forma positiva na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos da escola.
Equipe:
Coordenador:
- Eloi Feitosa
- João Paulo Cury Bergamim
- Ricardo Viana
Alunos na Escola Miziara:
- Gabriel de Souza Yamamoto
- Jefferson Felipe Candido Perez
- Laís Petrocelli Calça
- Rafaela Lisandra Bertolo
- Victor Cerezini de Freita
- Warley Ávila
Alunos na Escola Monselhor:
- Dyegho Mota Bianche
- Isabela Brunozi de Oliveira
- Kael Augusto Botine
- Ludmila Teresa Rodrigues Santos
- Otavio Augusto de Melo Queiroz
- Rafaela Lisandra Bertolo
Colaboradores:
- Profa. Rosemara Perpétua Lopes (UFG)
Para ensinar Física basta o professor ter um bom conhecimento sobre o assunto? Basta adotar um bom livro didático? Isso garante um bom aproveitamento de aprendizagem pelo aluno?
Sabemos que a Física, assim como a Matemática, são disciplinas difíceis de ensinar e aprender.
O problema de o aluno entender conceitos de Física pode estar na Matemática. A Física e a Matemática andam lado-a-lado. A Física explica muitos dos fenômenos naturais que nos rodeiam. Por exemplo, por que as frutas caem das árvores, mas a Lua não. Vamos entender esses fenômenos? Vamos aprender Física?!
Afinal, o que é Física?
Assista ao vídeo abaixo e discuta com a sua equipe.
Sabemos que a Física, assim como a Matemática, são disciplinas difíceis de ensinar e aprender.
O problema de o aluno entender conceitos de Física pode estar na Matemática. A Física e a Matemática andam lado-a-lado. A Física explica muitos dos fenômenos naturais que nos rodeiam. Por exemplo, por que as frutas caem das árvores, mas a Lua não. Vamos entender esses fenômenos? Vamos aprender Física?!
Afinal, o que é Física?
Assista ao vídeo abaixo e discuta com a sua equipe.
Temas para discussão:
O teorema de Pitágoras na Física
O teorema de Pitágoras desempenha importante papel na Física, por exemplo, para medir comprimento de longas distâncias. Dê outros exemplos de aplicação do teorema de Pitágoras.
Este exemplo mostra que a Matemática está fortemente presente na Física!
Este exemplo mostra que a Matemática está fortemente presente na Física!
Vídeos para assistir, discutir, refletir e ... atuar!
Como resolver problemas de Física?